j
Área Restrita h

NOVA POSSIBILIDADE DE REVISÃO DAS APOSENTADORIAS DO INSS




O STF garantiu a revisão das aposentadorias do INSS, aplicando a regra mais vantajosa, possibilitando a revisão do benefício previdenciário, incluindo contribuições anteriores a julho de 1994.

Enquadra-se na possibilidade de revisão judicial, quem se aposentou ou já tinha o direito de se aposentar antes da Reforma da Previdência, em 19 de novembro de 2019, por tempo de contribuição, idade, aposentadoria especial e invalidez, ou ainda, quem recebeu auxílio-doença ou pensão por morte.

Ou seja, os já aposentados a partir de 2013 até novembro de 2019, ainda podem pleitear a revisão.

Diferentemente, não se enquadram na revisão, os aposentados em 2012, ou antes, dessa data, pois, foi superado o prazo de 10 anos, incidindo nessa hipótese, a prescrição.

Os que não tinham tempo de contribuição ou idade para se aposentar até o dia 19 de novembro de 2019, também não têm direito de solicitar essa revisão.

Estando dentro dos parâmetros, caberá a possibilidade de revisão, realizando o cálculo para apuração do novo benefício, podendo ocorrer significativo aumento.

Existem casos em que há perdas de até 100%, e o valor que deveria ser pago é muito maior do que o efetivamente recebido, principalmente para quem contribuiu durante as moedas cruzeiro, cruzado e cruzado novo.

Para apurar o valor da nova aposentadoria, além da inclusão dos valores atrasados, será realizado cálculo com base nas 80% maiores contribuições, incluindo aquelas realizadas antes de 1994.

Se este é seu caso, poderá requerer a revisão da aposentadoria, para isso, será necessário a apresentação de documentos básicos, como RG, CPF, Extrato do CNIS, Carteira de Trabalho, caso haja, além do comprovante atualizado de residência.

Com esses documentos, é possível elaborar o cálculo, determinando o novo valor do benefício, todo esse procedimento pode ser realizado digitalmente.

A elaboração do cálculo é essencial para determinar se a nova regra estabelecida pelo STF será mais vantajosa ao beneficiário, pois, só nesse caso, o procedimento de revisão deve ser adotado.

Elaboração:
Dr. Henrique Augusto Paulo
A parcial ou total utilização deste artigo requer a autorização prévia e expressa do autor, de acordo com a legislação aplicável.